segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Na interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação, entre outros, aprendi muito sobre Projetos de Aprendizagem e que os mesmos permitem a acolhida de interesses dos alunos; desafiam os estudantes a examinar temas ou aspectos nos quais a escola normalmente não costuma se deter e que não são explorados pela mídia;estimulam os alunos a se comprometerem na pesquisa de idéias, na aplicação de processos intelectuais em problemas de interesse pessoal ou social;envolvem o aluno com a realidade; etc Aprendi a importância de que as Perguntas são o resultado natural da curiosidade e nos encaminham a novos conhecimentos ou a novas compreensões. Que há os conhecimentos prévios, onde há certezas provisórias e as dúvidas, vão se modificando em busca da construção do conhecimento, e assim podemos contar também com as TIC que tornam-se poderosos recursos para facilitar o trabalho do professor e dos alunos. Na interdisciplina de Organização de Ensino Fundamental aprendi dados importantes de como seconstituiu historicamente o movimento pela gestão democrática na educação, e características e formas de organização curricular por série e por ciclos e a “problemática” na avaliação, bem como as principais características do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Regimento Escolar, bem como a importância da construção coletiva, por toda a comunidade, desses documentos, e como essa prática interfere na qualidade do PPP.

Nenhum comentário: